segunda-feira, 24 de maio de 2021

“A 3ª Semana Municipal do Brincar”. Cabaninhas

Semana do dia 24 a 28 de maio de 2021.


Olá, famílias! Tudo bem com vocês?!

Estamos iniciando uma semana mega especial em nossa rede... 

“A 3ª Semana Municipal do Brincar”.

 Esta semana tão especial foi pensada com carinho por nossa equipe. A temática central é “Acampamento” e cada dia da semana faremos com nosso grupo presencial uma proposta diferente. Por isso, queremos convidar os nossos bebês do ensino remoto para também realizarem estas brincadeiras com as suas famílias.

Nosso cronograma ficou assim:

Segunda-feira (24.05.2021): Cabanas com colchões e exploração de

elementos da natureza.

Terça-feira (25.05.2021): Barraca com guarda sol explorando sabores e aromas.

Quarta- feira (26.05.2021): Cabaninha com tecidos e descobrindo as narrativas da infância.

Quinta- feira ( 27.05.2021): Jogando na barraca iglu.

Sexta- feira (28.05.2021): Cabana com plástico filme, celofane.

Quanta coisa legal, não é?

Então… Vocês também podem fazer todas estas propostas ou escolher aquela que fica mais acessível.

Imagem disponível em: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/2606/luz-e-sombra-brincadeiras-com-lanterna


Nossa proposta para os bebês do ensino remoto é brincar juntamente com a família de acampar, fazendo a proposta das narrativas da infância.

Relembrando momentos das suas infâncias, papai e mamãe.

Pode ser dentro de casa ou na área externa da casa, aproveitando o solzinho para lhes aquecer.

(Imagens disponíveis em: https://www.tempojunto.com/2016/05/20/10-maneiras-de-fazer-uma-cabana-em-casa/)


Como faremos?

Pegue cobertas, lençóis, se houver a possibilidade, use papelão também ou até mesmo um guarda-chuva para fazer de cabana. Quando a cabaninha estiver pronta, você pode contar uma história curta, cantar junto com seu bebê aquelas músicas que ele já conhece, pode usar objetos que façam sons.

(Imagens disponíveis em: https://www.tempojunto.com/2016/05/20/10-maneiras-de-fazer-uma-cabana-em-casa/ e http://www.maesemfronteiras.com.br/2015/07/brincar-de-cabana-uma-brincadeira-que.html)

Use a criatividade para deixar esse momento ainda mais rico e divertido. Este momento tem o intuito de estreitar os laços familiares, fazer com que a imaginação dos bebês seja avivada, desenvolvendo a linguagem através da escuta das canções e histórias contadas pelos membros da família.


   Objetivos:

O EU, O OUTRO E O NÓS (EO)

(EI01EO01CB-01) Mostrar-se participativo, adquirindo autonomia, segurança e

confiança para o convívio social.

(EI01EO01CB-02) Construir sua identidade progressivamente a partir do meio

em que vive e com as pessoas com quem convive.

(EI01EO03CB-02) Interessar-se por momentos que despertam atenção,

imaginação, curiosidade através do faz de conta.


● CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS (CG)

(EI01CG01CB-03) Movimentar o corpo de forma autônoma e/ou através de

estímulos promovidos pelo meio.

(EI01CG02CB-05) Explorar o corpo e o ambiente consigo e com o outro, com

todas as possibilidades do meio.

(EI01CG03CB-04) Acompanhar a narrativa de histórias, fazendo expressões e

gestos para acompanhar as ações de histórias diversas contadas pelo adulto.

(EI01CG03CB-05) Balbuciar e gesticular acompanhando músicas e cantigas de

diferentes gêneros.

TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS (TS)

(EI01TS01CB-02) Conhecer e explorar os sentidos.

ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO (EF)

(EI01EF03CB-03) Desenvolver a linguagem oral através da escuta de histórias

com recursos variados.

(EI01EF06CB-03) Expressar-se através da linguagem oral (balbucio, palavras,

choros, risadas) em conversas com os adultos e com seus pares na

manifestação de desejos, necessidades e sentimentos.

Pedimos que vocês nos enviem um relato dessa experiência, juntamente com fotos e vídeos. Estamos muito ansiosas para saber como foi este momento para a construção das aprendizagens de seu bebê.

Envie para o e-mail da turma: pedacinhodoceuturman1x@gmail.com

Desejamos uma ótima semana!

Abraços, profe Suzi (manhã), profe Débora (tarde) e atendente geral Sirlei.



Nenhum comentário:

Postar um comentário