segunda-feira, 26 de abril de 2021

“Se aproximar do que é natural. ”

Semana do dia 26 a 30 de abril de 2021





Olá, turminha do N1X! Tudo bem por aí?

        Esperamos que sim!

Nossos bebês necessitam de contatos para se desenvolverem, e talvez alguns deles não puderam ter a experiência de estar em contato com a natureza, e outros talvez já estejam habituados.
Pensando nisso e em todo contexto que vivemos, nossa proposta para os bebês do N1X nesta semana é dar a eles a oportunidade de conhecer melhor o pátio, o jardim de casa, de estar em meio a natureza.

 

(Imagem disponível em: https://www.tempojunto.com/2016/01/05/como-explorar-a-natureza-com-seu-bebe/)

A nossa proposta para vocês, é de levar seu filho (a) até o quintal da sua casa para realizar descobertas. Vamos aproveitar um dia de sol de outono para brincar lá no quintal com seu bebê!

(Imagem disponível em:  https://conexaoplaneta.com.br/blog/um-olhar-encantado-para-a-natureza/)

      Pegue uma cobertinha ou algum outro pano para sentar com ele e observar se tem árvores no quintal, se tem flores, se tem areia, se tem grama. Mostrar a ele o quanto o céu é bonito. Deixe que ele toque as coisas ao seu redor. 



(Imagem disponível em: https://br.freepik.com/fotos-premium/ao-ar-livre-retrato-de-doce-pequeno-menino-bebe_4891331.htm)

    Se no seu pátio tiver flores, deixe seu filho (a) próximo delas para sentir os aromas.  Descreva as cores, é sempre importante já irmos falando aos nossos pequenos as descrições das coisas para futuramente, eles desenvolverem ainda mais sua linguagem.

    Caso no seu jardim tiver grama, britas, areia, deixe o seu bebê explorar e sentir estes materiais, seja com as mãos, ou com os pés descalços.

(Imagem disponível em: https://www.macetesdemae.com/ideias-para-fotografar-pezinhos-de-bebe/)

 Talvez algum deles nem tenham tido ainda este contato com a natureza e que faz tão bem a eles.


( Imagem em: https://www.criandocomapego.com/brincadeiras-e-atividades-para-bebes-de-8-meses/) 

 Claro, sempre com a atenção para que eles não levem a boca. Por isso, é importante que o adulto esteja inteiramente ligado ao seu filho (a), quando estiverem realizando a proposta.

 Você pode enriquecer este momento ainda mais, cantando com o bebê, contando alguma historinha, para os que já comem, podem até iniciar a brincadeira como se fosse um piquenique com frutas.

Caso onde você more não haja um pátio, você pode realizar essa proposta também! Orientamos que você busque elementos da natureza, como folhas, areia, pedras, flores e coloque em uma caixa de sapato ou até mesmo em cima de uma toalha e apresente ao bebê. Deixe que ele explore, sinta as texturas, converse com ele contando sobre aqueles materiais que estão sendo apresentados. Observe as sensações dele, se ele gosta ou não de tocar. 

(Imagem disponível em: https://www.tempojunto.com/2014/09/19/ideias-de-atividades-com-criancas-usando-natureza/)

Queremos com essa proposta fazer com que os bebês tenham mais contato com alguns elementos da natureza, pois é um dos direitos de nossas crianças e também explorar de forma lúdica os sentidos. Além disso, enriquecer a memória deles com vivências ricas ao lado de suas famílias. 

(Imagem disponível em: https://conexaoplaneta.com.br/blog/um-olhar-encantado-para-a-natureza/)

Temos certeza que este será um momento de muita alegria para vocês famílias!  Aproveitem o outono junto com seu filho.

Objetivos:

·   Movimentar o corpo de forma autônoma e/ou através de estímulos promovidos pelo meio;

· Deslocar-se de forma autônoma no espaço, criando hipóteses e estimulando suas potencialidades, partindo do seu interesse;

·    Explorar o corpo e o ambiente consigo e com o outro, com todas as possibilidades do meio;

· Perceber seu corpo em relação ao contexto, encontrando uma postura adequada para determinada ação, de maneira autônoma e espontânea;

·   Manusear e explorar objetos naturais e outros, observando suas formas e características;

·   Explorar diferentes ambientes naturais;

· Vivenciar possibilidades de exploração com areia, grama, pedra, entre outros, interagindo com elementos naturais, observando a singularidade de cada um;

Pedimos que vocês nos enviem um relato dessa experiência, juntamente com fotos e vídeo. Estamos muito ansiosas para saber como foi este momento tão simples, porém, tão rico para a construção das aprendizagens de seu bebê.

Envie para o e-mail da turma: pedacinhodoceuturman1x@gmail.com

Caso for sair para buscar os elementos naturais, use máscara.

Desejamos uma linda semana! 💚💚💚🌿🌻🌼🍃🍄🌵🌹

Abraços, profe Suzi (manhã), profe Débora (tarde) e atendente geral Sirlei.







segunda-feira, 19 de abril de 2021

Hoje é dia de cantar e se alegrar!!

 Semana do dia 19 a 23 de abril de 2021





Hoje é dia de cantar e se alegrar!!

 

Olá queridas famílias, tudo bem com vocês! Hoje queremos alegrar o dia de nossos bebês com uma música bem alegre e que com certeza eles vão adorar.

Acredito que a grande maioria já conhece e ouviu a música do “Seu Lobato”. Esta canção vai aguçar a concentração de seu filho (a) além de, estimular a reprodução e reconhecimento dos sons dos animais.

Letra da Música “Seu lobato”

Seu Lobato tinha um sítio, ia, ia ô
E nesse sítio tinha um pato, ia, ia, ô
Era quá, quá, quá pra cá, era quá, quá, quá pra lá
Era quá, quá, quá pra todo lado, ia, ia ô

Seu Lobato tinha um sítio, ia, ia, ô
E nesse sítio tinha uma vaca, ia, ia ô
Era mu, mu, mu pra cá, era mu, mu, mu pra lá
Era mu, mu, mu pra todo lado, ia, ia ô

Seu Lobato tinha um sítio, ia, ia, ô
E nesse sítio tinha um porco, ia, ia, ô
Era óinc, óinc, óinc pra cá, era óinc, óinc, óinc pra lá
Era óinc, óinc, óinc pra todo lado, ia, ia ô

Seu Lobato tinha um sítio, ia, ia, ô
E nesse sítio tinha uma ovelha, ia, ia, ô
Era bé bé bé…

 

Para este momento vocês podem utilizar um adereço como um chocalho ou pandeiro para deixar o momento ainda mais divertido e sempre no momento de imitar o som do animal você deve gesticular bem a boca para que o bebê perceba os movimentos faciais e tente reproduzir.

https://www.carrefour.com.br/blog/dica-amiga/post/como-fazer-um-chocalho-para-bebes

E ainda, se a criança tiver os bonequinhos de plástico ou dedoches dos animais citados na música mostre-os para que a criança possa associar a imagem ao som tornando mais fácil seu entendimento.

https://bebe.abril.com.br/desenvolvimento-infantil/15-atividades-para-fazer-em-casa-com-criancas-de-6-meses-a-6-anos/

Então agora deixe a vergonha de lado que é só alegria!!

 

Este é o link do youtube onde vocês podem acessar o vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=3r4cadv1Cmw

Objetivos:

 

·             Interessar-se por momentos que despertam atenção, imaginação, curiosidade através do faz de conta.

·    Acompanhar a narrativa de histórias, fazendo expressões e gestos para acompanhar as ações de histórias diversas contadas pelo adulto.

·        Balbuciar e gesticular acompanhando músicas e cantigas de diferentes gêneros.

      Conhecer e explorar os sentidos.

-    Desenvolver a percepção auditiva, visual e tática, através de atividades que proporcionem o envolvimento em diversas formas de expressão.

·      Experienciar a exploração de diferentes instrumentos musicais e objetos sonoros durante as brincadeiras cantada.

    Participar de momentos de cantigas com a utilização de dedoches, fantoches, figuras, desenvolvendo a percepção auditiva e visual.

 

 


Aguardamos ansiosas suas fotos, vídeos ou um breve relato deste momento, e não esqueçam de colocar o nome da criança e o turno de aula.

Envie para o e-mail da turma: pedacinhodoceuturman1x@gmail.com

Abraços apertado a todos, com carinho, profe Suzi ( manhã), profe Débora ( tarde) e atendente geral Sirlei.

 









segunda-feira, 12 de abril de 2021

Hora do banho


Semana do dia 12 a 16 de abril de 2021.


Olá, queridas famílias! Tudo bem com vocês?

Todos nós sabemos o quanto um banho é capaz de renovar nossas energias. E com os nossos bebês não é diferente. Quando o bebê entra em contato com a água, ele experimenta diferentes sensações, essas mesmas que serão apropriadas para o seu "mundinho particular". Nossa proposta nesta semana é de que façamos a experiência do banho ser algo mais prazeroso e divertido para nossos pequenos. 


(Imagem disponível em: https://www.guiadobebe.com.br/cuidados-especiais-no-banho-do-bebe/)

Em uma banheira você irá colocar a água em uma temperatura agradável para o bebê, use os materiais de higiene de costume, e traga junto alguns brinquedos de borracha, macios. Também pode ser uma bola pequena, um brinquedo inflável.


(Imagem disponível em: https://www.guiadobebe.com.br/bebes-que-ja-sentam/)

Assim como você já costuma fazer na “hora do banho”, você irá ensaboar o corpo do bebê, tente chamar atenção dele para as bolhas de sabão que são geradas quando é utilizado o sabonete. Se seu bebê já consegue sentar com mais firmeza, coloque ele desta forma e solte a bolinha ou brinquedo inflável na água. Em seguida, estimule o a pegar com suas próprias mãozinhas. Você também pode estimular o bebê a bater as mãozinhas na água, com certeza ele irá se divertir e você dará boas risadas. Além disso, você pode ir falando as descrições do objeto que está apresentando ao bebê. 


(Imagem disponível em: https://br.freepik.com/fotos-premium/bebe-jogando-bolhas-de-sabao-durante-o-banho_5917819.htm)

Também é legal você cantar, fazer caretas para fazer com que este momento fique ainda mais especial. Se o bebê ainda não senta, você pode fazer uma massagem no corpo dele, para que banho seja também um momento relaxante. Mas se ele for maior, e conseguir ficar sentado, você pode também realizar a massagem. Use sua criatividade! O que queremos é fazer com que nestes momentos cotidianos, vocês estimulem integralmente o desenvolvimento do seu bebê e possam se aproximar ainda mais.

Objetivos:

·Desenvolver noção de causa e efeito através da experiência de ver as bolhas de sabão se formando na banheira de água;

·Explorar o próprio corpo na perspectiva de conhecê-lo, sentindo os seus movimentos, ouvindo os sons que produzem, conhecendo suas funções e formas de funcionamento.

·Reconhecer seu corpo, expressando-se durante a experiência do banho;

· Despertar o interesse por manter hábitos de higiene;

· Conhecer o seu corpo, sua unidade, estimulando suas potencialidades;

· Movimentar o corpo de forma autônoma e/ou através de estímulos promovidos pelo meio;

·Conhecer e explorar os sentidos;

·Desenvolver os vínculos afetivos com aqueles que convivem em seu meio social.

Temos certeza que após esta proposta, os momentos de banho se tornarão mais divertidos e que verão diferentes possibilidades para deixar este momento ainda mais prazeroso.

Pedimos que você nos envie um pequeno vídeo, fotos e o relato da experiência vivida junto da sua criança. Estamos curiosas para saber como é a hora do banho do nosso pequeno, quem costuma participar deste momento!

Envie para o e-mail da  turma:  pedacinhodoceuturman1x@gmail.com

 

Abraços carinhosos a todos, com carinho, profe Suzi (manhã), profe Débora (tarde) e atendente geral Sirlei.

E se cuidem!! 💚😷👶😍😘

segunda-feira, 5 de abril de 2021

Que bola é essa!?


Semana do dia 05 a 09 de abril de 2021.

Olá queridas famílias! Tudo bem com vocês!

Hoje queremos proporcionar uma brincadeira que instiga a todas as crianças e até mesmo nós adultos, a final quem nunca brincou com uma bola não é mesmo...

Para esta atividade precisamos que vocês criem bolas de diferentes materiais, tamanho e textura se possível. Não fiquem aflitos aqui estão umas ideias de como cria-las:

·         Bolas de meia - vocês vão precisar de jornal, revista ou um papel

qualquer para encher a meia e deixar no formato de bola;

·         Bola de jornal – apenas serão necessárias várias folhas de jornal;

·         Bola de futebol – utilizem a que já possuem em casa;

·         Plástico bolha – envolva o plástico bolha em uma bolinha para que a criança possa sentir a diferença na textura.

 

E se vocês (famílias) tiverem alguma outra ideia podem ficar à vontade para incrementar a atividade, lembrando que elaboramos estas propostas pensando na facilidade e na condição de cada família.

 Depois de confeccionar as bolinhas, é hora da diversão começar!

 *Para os bebês bem pequenos é possível amarrar as bolinhas em um barbante e instiga-los a pegar, tocar e balançar deixando eles confortáveis, deitados e até mesmo deixá-los manusear com as mãos. Também vocês podem colocar o bebê de bruços para que ele consiga pegar a bola. Nesta posição ele estará fortalecendo o pescoço, bem como segurando a cabeça, além de já ensaiar para o processo de engatinhar.

(imagem disponível em: https://www.tempojunto.com/2015/11/22/como-exercitar-o-bebe-brincando-com-diferentes-tipos-de-bolas/)

 

*Para as crianças que já permanecem sentadas jogue as bolas para que possam pegar e solicite que enviem de volta, sempre com muita alegria comemorando cada ato;

(imagem disponível em: https://www.dodot.pt/bebe/atividades/artigo/actividades-para-o-desenvolvimento-psicomotor-de-bebes-dos-6-aos-9-meses)

(imagem disponível em : https://www.tempojunto.com/2016/09/09/10-maneiras-de-brincar-com-bola/)

* E por fim aqueles bebês que já ficam em pé podem chutar a bola em direção ao gol ou ao adulto, lembrando sempre de ter cuidado para não colocarem papel ou outros materiais na boca.

(imagem disponível em: https://www.tempojunto.com/2018/05/03/brincadeira-com-bola-para-exercitar-a-coordenacao-do-bebe/)

E o que queremos proporcionar com esta simples brincadeira?

 

Objetivos:

Movimentar o corpo de forma autônoma e/ou através de estímulos promovidos pelo meio;

*  Manipular pequenos objetos com coordenação, ampliando os movimentos de preensão, encaixe e lançamento;

*  Escolher livremente posições para manipular objetos com tranquilidade ou para estar atenta ao seu entorno;

*     Explorar o corpo e o ambiente consigo e com o outro;

 

E agora é só diversão!! Aguardamos suas fotos, vídeos ou um breve relato deste momento, e não esqueçam de colocar o nome da criança e o turno de aula.

Envie para o e-mail da turma: pedacinhodoceuturman1x@gmail.com

 

Abraços apertado a todos, com carinho, profe Suzi ( manhã), profe Débora ( tarde) e atendente geral Sirlei.